Qual a origem do Domingo de Ramos?

Iniciamos no próximo domingo a Semana Maior, também conhecida como Semana Santa, onde a Igreja nos convida a meditar de uma maneira especial no mistério da Redenção.

Inicia-se essa semana com o chamado Domingo de Ramos, cuja liturgia possui algumas particularidades que nos remetem ao grande significado deste dia.

Em primeiro lugar, a liturgia desse domingo é comporta de duas partes:

  • a benção e a procissão dos ramos, onde o sacerdote se reveste de paramentos vermelhos honrando a Cristo rei, reproduzindo aquele gesto dos hebreus que reconheciam a Jesus, na sua entrada em Jerusalém, como rei.
  • A segunda parte é a Santa Missa propriamente dita, onde se canta pela primeira vez a Paixão de Nosso Senhor e nos é apresentada a imagem sofredora do Salvador, traído após o seu reconhecimento como rei.

A origem desta cerimônia remonta ao século IV e nos vem de Jerusalém, onde se passou esse momento da história da redenção. Nessa cerimônia, os fiéis iam em procissão do monte das Oliveiras até a cidade santa, portando ramos nas mãos, reproduzindo aquele gesto de seus antepassados cantando hinos e antífonas.

A cerimônia se popularizou e foi adotada por Roma aproximadamente no século IX, acrescentando a cerimônia da benção dos ramos.

Estes ramos bentos são sacramentais que significam três coisas:

  • As nossas boas obras que um dia apresentaremos a Deus
  • O anúncio da vitória de Cristo sobre o príncipe da morte e a abundância da misericórdia divina
  • Um sinal de esperança, estimulando o combate corajoso diante das provas da vida.

Convém portanto participar dessas cerimônias com grande espírito de fé e respeito, preparando-se para o grande dia da Páscoa, acompanhando a Nosso Senhor na sua paixão ate o grande momento do domingo, unidos a Cristo ressuscitado.

Deixe uma resposta

Sabia que o seu casamento na Igreja Católica, mediante algumas condições, pode ser considerado nulo e você pode vir a se casar novamente na Igreja? Veja todas as respostas sobre nulidade matrimonial adquirindo esse livro. Acesse o link abaixo ou clique na imagem:

https://clubedeautores.com.br/livro/posso-anular-o-meu-casamento-na-igreja-catolica

%d blogueiros gostam disto: