Bíblia e Ciência

Artigo publicado no jornal Alagoas em Tempo, edição de 14 a 20 de novembro/2016 | Ano 10 – Nº 754.

Marcos Antonio Fiorito *

Um dos equívocos mais comuns cometidos por pessoas que se julgam grandemente cercadas de erudição está na tentativa de desmerecer o conteúdo bíblico, atentando para fatos narrados nela que não condizem com as descobertas científicas, que colidem flagrantemente com as leis da física, entre outras realidades. Por exemplo, a Escritura Sagrada narra a batalha de Josué contra os amorreus, ocasião em que o herói hebreu pediu ao Senhor que parasse o sol para que pudesse terminar a perseguição contra os seus inimigos. “E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro” (Js 10, 12-14).

galaxy
photo credit: Raoul42 M31 Galaxy via photopin (license)

Hoje sabe-se de sobejo que existem os movimentos de translação e rotação, sabe-se que é a Terra que gira em torno do Sol, não o contrário. Portanto, se algo parou foi a Terra, e não o sol.

Outros chamam a atenção para a ordem da criação narrada no livro do Gênesis, fala-se primeiro em luz e em trevas, depois temos que Deus criou as estrelas, e mais tarde o sol e a lua. Como podia haver luz antes das estrelas? E o sol, não é uma estrela? Por que, então, foi criado depois delas? Não teria sido criado ao mesmo tempo? Incoerências que provariam que a Bíblia não é um livro sério, que não deve ser levada em consideração.

Ora, a Bíblia foi escrita numa época em que o conhecimento científico como entendemos hoje era nulo. O povo hebreu era um povo novo, simples, de pastoreio, que tinha o conhecimento da predileção de Deus para com ele através de seus patriarcas, juízes e profetas. A Bíblia foi escrita com a intenção de explicar para essa gente humilde a história da salvação, de como o Senhor amou o seu povo e o conduziu por suas veredas. O objetivo do texto sagrado não era fazer uma narração científica de algo que o homem só veio a conhecer com Copérnico e Galileu no século XVI, era tão somente falar da criação dos anjos e dos homens, da queda de ambos, das consequências do pecado original, da Terra Prometida, da promessa do Messias e o Seu Reino.

O erro de sempre se repete, querer entender um fato fora de sua época, fora de contexto. Hoje vivemos dentro de uma cultura onde o cientificismo é eminentemente valorizado. Mas à época de Moisés, o que havia de mais avançado em termos de ciência era prerrogativa dos egípcios, depois dos gregos. Estes últimos viveram numa época em que não havia divisão entre ciência e filosofia, as duas coisas se fundiam. Foram os gregos os primeiros a definir o conceito de essência, a divisão em 4 elementos: água, terra, fogo e ar; o avanço na matemática também se deve a eles; assim como a divisão da natureza em espécies, etc.

Hoje pode parecer ridículo a um físico dividir os elementos de forma tão singela como fizeram os antigos gregos, porém era algo bastante avançado para a época e foi essencial para a cultura humana durante milênios. Portanto, é importante ter presente que a Bíblia não foi escrita com pretensões científicas, nem podia, pois na época, como dito acima, o homem ainda gatinhava em matéria de conhecimento. Ela foi escrita estritamente com o fito de ser um livro sagrado, com o elevado objetivo de narrar a história da Salvação.

* O autor é teólogo e docente de ensino superior

Autoriza-se publicação com citação do autor!

Veja também: Vendamos as riquezas do Vaticano!

 

Deixe uma resposta

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!