Clemente de Alexandria – Série Padres e Doutores da Igreja

Dando continuidade à série Padres e Doutores da Igreja, publicamos hoje o pensamento de São Clemente de Alexandria sobre o purgatório. Clemente faz parte do rol dos Padres gregos; nasceu por volta do ano 150 e faleceu em 215 d.C.

Em sua obra “Miscelânia” (Stromateis) fala da purificação do fiel após a morte através do fogo.  Ele indaga sobre a questão do estado ou condição do homem que, reconciliado com Deus em seu leito de morte, não teve tempo para o cumprimento da penitência devido a sua transgressão.

E a sua resposta é de que o crente através de grande disciplina se despoja de suas paixões e passa a uma mansão melhor que a anterior, levando consigo a característica do arrependimento, por falhas que ele possa ter cometido após o batismo. E sua maior tortura é o fato de ainda não alcançar o que ele vê de posse dos outros mortos, ou seja, a visão beatífica dos bem-aventurados.

Os maiores tormentos são infringidos ao crente pela boa justiça de Deus e por Sua justa bondade. Estes castigos cessam no curso da expiação e purificação de cada um.

Deixe uma resposta

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!