Qual teria sido o pecado de Adão e Eva?

Mabuse [Public domain], undefined

Artigo publicado no jornal Alagoas em Tempo, edição de 06 a 12 de abril/2015 | Ano 9 – Nº 674.

Marcos Antonio Fiorito *

É comuníssima a interpretação de que o pecado de Adão e Eva, o pecado original, teria sido o da conjunção carnal. Como nasceu tal equivoco é do nosso desconhecimento, porém podemos deduzir como tal ideia surgiu no imaginário popular: Ao se aproximarem um do outro, nossos primeiros pais teriam sentido uma forte atração, e, a partir daí, teriam se descoberto.

No entanto, não é difícil desfazer essa falsa conclusão ao examinarmos o Livro do Gênesis. No primeiro capítulo, versículo 26, temos a primeira alusão à criação do homem e da mulher:

“Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”.

Em seguida, no versículo 28, Deus os abençoa e ordena que se multipliquem:

Deus os abençoou: ‘Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.’

Difícil imaginar como seria possível Adão e Eva multiplicarem-se sem conhecerem-se um ao outro do ponto de vista afetivo. Consequentemente, não só podiam unir-se, como era da vontade de Deus que o fizessem. Para tanto, o texto bíblico é claro: “Deus os abençoou”.

Aliás, como até hoje um matrimônio torna-se legítimo entre cônjuges solteiros. Eles sacramentam indissoluvelmente sua união através da bênção divina, no altar de uma Igreja.

No capítulo 2, versículos 21 a 25, o texto bíblico detalha um pouco melhor a criação do gênero feminino:

“O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. ‘Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem. Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne. O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam.’”

Tão logo Eva foi criada, tornou-se uma só carne com Adão. A ideia de que ela foi criada de sua costela sugere, justamente, a formação de uma união intrínseca. E a narração bíblica é clara quando matiza que eles não tinham malícia alguma, eram inocentes, pois não se envergonhavam de estar nus.

Logo, não foi uma transgressão contra a castidade, como é tão comum ouvirmos dizer. Então de que forma teria se dado o pecado original, origem dos demais pecados do gênero humano?

É o que veremos no próximo artigo…

* O autor é teólogo e redator católico

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação do autor.)

Comentar!

Veja também: Prova moral da existência de Deus

Deixe uma resposta

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!

 

%d blogueiros gostam disto: