Quaresma, um convite para conversão

Todos os dias a Igreja nos convida a repensar nossa vida e a prática da nossa religião pelo exame de consciência que todos nós devemos praticar frequentemente. Há porém, um período especial dedicado a uma profunda meditação por onde devemos avaliar a coerência de nossa vida cristã e sobretudo a nossa intimidade com Deus por meio da vida de piedade, e esse tempo é a Quaresma.

Nesses quarenta dias em que lembramos aquele período em que Nosso Senhor Jesus Cristo esteve no deserto em penitência e oração, a Igreja nos convida igualmente a nos servirmos desses mesmos meios para purificar nossa vida cotidiana, buscando cumprir aquele conselho evangélico da busca pela perfeição.

Para nos lembrar de que este é um tempo de conversão, arrependimento e penitência, a Igreja usa de sinais externos para manifestar a contrição que o coração de cada cristão deve estar cheio nesse período. Reveste-se o sacerdote de paramentos roxos, o canto do Glória é omitido e o silêncio predomina, como um convite sensível a penetrar nos mistérios da Paixão de Jesus que se aproxima.

Também nos convida a Santa Mãe Igreja à maior das práticas purificadoras que é a confissão bem feita. Para isso, nada mais adequado que uma profunda meditação sobre os pecados, fazendo um bom exame de consciência, tendo dor das próprias faltas e tomando o firme propósito de não recair nos mesmos pecados, tendo então a segurança que só os filhos da Igreja possuem, do perdão de Deus pelo sacramento da confissão.

Aproveitemos esse início de mais um período quaresmal para por em prática o conselho de Nosso Senhor Jesus cristo “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito” Mt 5:38

Deixe uma resposta

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!