Congresso Eucarístico Internacional tem início nas Filipinas

Foto: Reuters
Foto: Reuters

Cebu, 26 jan 2016 (RV) – Teve início na segunda-feira, 25, até o dia 31 de janeiro, na Arquidiocese de Cebu, Filipinas, o 51º Congresso Eucarístico Internacional (CEI), que tem como tema ‘Cristo em vós, a esperança da glória’. “Nos últimos anos, a Ásia tornou-se um dos grandes motores do crescimento global econômico e social”, disse o Arcebispo de Cebu, Dom José Palma que acolhe o evento, destacando a importância de ter sido escolhida a Ásia e, em concreto, as Filipinas para a realização deste congresso.

Ásia, continente a ser evangelizado

Contudo, o prelado constatou que do ponto de vista religioso a Ásia “continua” a ser um continente que tem de ser evangelizado, “onde a Igreja Católica é uma pequena minoria, apesar de ser o continente onde Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou”. O 51º Congresso Eucarístico poderia tornar-se “um espelho da Igreja asiática”, considera o arcebispo de Cebu, adiantando que podia refletir a forma “como a Igreja Católica realiza a evangelização”. “Como o congresso anterior, em que participaram representantes das diversas Igrejas e muitos peregrinos de todo o mundo”, acrescentou, evocando a 30ª edição do Congresso Eucarístico Internacional, na Arquidiocese de Manila, em fevereiro de 1937.

Mensagem do Evangelho

Por sua vez, o presidente do Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Dom Piero Marini, desenvolveu esta questão e observou que a mensagem do Evangelho e “da fé em Jesus”, professada pelas comunidades cristãs, “são importantes e necessários para a Ásia”. “Devem ser apresentados de acordo com o tipo de diálogo que marcou as Igrejas do continente nas últimas três décadas”, contextualizou.

Segundo o arcebispo italiano, o programa é efetivamente de diálogo com “as culturas, tradições religiosas e populações pobres”; de forma natural e óbvia é o texto de reflexões pastorais do texto base.

Eucaristia, ápice da missão da Igreja

“O documento reitera que a Eucaristia é fonte e ápice da missão da Igreja e identifica o valor acrescentado oferecido pela celebração da Eucaristia para uma missão empenhada em crescer essas enzimas do diálogo, da reconciliação, da paz e do futuro de que a Ásia está sedenta”, disse Dom Marini.

O Congresso Eucarístico Internacional foi precedido por um ‘Simpósio Teológico’, de 20 a 22 janeiro. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano

Veja também: Breve ação de graças para depois da Comunhão

Deixe uma resposta

CAMPANHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!!!

LIVRO IMPRESSIONANTE SOBRE O PURGATÓRIO

ACABA DE SER

TRADUZIDO PARA O PORTUGUÊS

Na compra do livro, você estará colaborando com a
oferta de Mil Missas pelas Santa Almas! Saiba mais!